
O PEUGEOT 408 é inesperado porque é diferente. É o primeiro do seu género, tanto na história da própria marca, como no mercado automóvel no seu todo. Com o 408, a PEUGEOT demonstra a criatividade das suas equipas e oferece uma nova silhueta fastback no topo do segmento C. Esta nova era PEUGEOT propõe uma postura felina e um fascÃnio único, excelência de engenharia centrada na eficiência e eletrificação inteligente, bem como as emoções proporcionadas pelas
Â
tecnologias de vanguarda dedicadas ao prazer de condução e a uma utilização instintiva.
Â
SEDUÇÃO. O PEUGEOT 408 destaca-se, antes de mais, pela sua silhueta dinâmica fastback e pelo seu estilo inconfundÃvel, mas também porque rompe com a tradição. A sua postura felina é tÃpica dos modelos da marca. As suas linhas são incisivas e a grelha é da mesma cor da carroçaria para se combinar na perfeição com a secção frontal, tendo o novo emblema PEUGEOT com a cabeça de um leão. O recorte invertido do para-choques traseiro é inesperado, ao mesmo tempo que dá ao perfil uma dinâmica inédita. O PEUGEOT 408 assenta solidamente sobre rodas de 720 mm de diâmetro e as icónicas jantes de 20 polegadas apresentam um desenho geométrico disruptivo. À frente, a assinatura de luz em forma de presas integra perfeitamente o 408 na famÃlia PEUGEOT, tal como as luzes LED de três garras na traseira.
Â
Com um comprimento de 4,69 metros, com base numa distância longa entre eixos de 2,79 m, o PEUGEOT 408 conta com uma segunda fila de passageiros notavelmente espaçosa, com 188 milÃmetros de espaço para as pernas. A bagageira é, também, generosamente dimensionada, com um volume de 536 litros que pode ser aumentado para 1.611 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. O PEUGEOT 408 tem uma altura de 1,48 m, com uma silhueta esguia e elegante, o que melhora a eficiência aerodinâmica.
Â
EMOÇÃO. Tanto para o seu condutor, como para os seus passageiros, o PEUGEOT 408 oferece a última geração do PEUGEOT i-Cockpit®, imediatamente reconhecÃvel pelo seu volante compacto dedicado ao prazer de condução e a uma agilidade controlada.
Â
No habitáculo, a ênfase é colocada na qualidade e na conectividade, com as mais recentes tecnologias para tornar a experiência de condução e a viagem mais intuitivas e gratificantes.
Â
EXCELÊNCIA. Compostos por seis câmaras e nove radares, os sistemas de assistência ao condutor proporcionam paz de espÃrito e segurança. Estes incluem:
Â
A gama de motores que propulsionam o PEUGEOT 408 inclui duas versões hÃbridas recarregáveis com 180 e 225 cavalos, bem como uma versão a gasolina de 130 cv. As três estão acopladas a uma caixa automática EAT8 de 8 velocidades. Uma versão totalmente elétrica seguir-se-á alguns meses mais tarde.
Â
A eficiência foi uma das principais prioridades dos designers do PEUGEOT 408, uma vez que a combinação de esforços em termos de aerodinâmica, redução de peso (de 1.396 kg) e motores de baixas emissões significa que o veÃculo pode agora declarar consumos médios de energia notavelmente baixos (em processo de homologação), tanto para as versões hÃbridas, como para a versão a gasolina de 130 cv.
Â
O novo PEUGEOT 408 chegará ao mercado logo no inÃcio de 2023. Sendo um automóvel com uma ambição global, será produzido inicialmente em Mulhouse, França, para o mercado europeu e pouco depois na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.
Â
"Na PEUGEOT, acreditamos que a vida é melhor quando lhe juntamos a sedução. Com o seu aspeto único, uma inovadora silhueta ‘fastback’ e elegância inconfundÃvel, o novo 408 é a expressão perfeita da filosofia e inventividade da marca PEUGEOT", diz Linda Jackson, CEO da PEUGEOT. "Inesperado sob todos os ângulos, o novo PEUGEOT 408 foi concebido para os amantes dos automóveis e da vida que querem libertar-se do tradicional enquanto procuram o prazer responsável. Incorpora os exigentes padrões tecnológicos da PEUGEOT - eficiência controlada e uma experiência digital de elevado nÃvel - bem como as intensas emoções do prazer de condução instintivo".
Â
1.     A procura pelo prazer responsável e pela novidade: os clientes
Â
Com o 408, a marca PEUGEOT completa a sua oferta no altamente estratégico segmento C. A PEUGEOT assumiu uma posição de liderança neste segmento nos últimos anos, com o sucesso dos SUV 3008 e 5008, e das três gerações do 308 berlina e do 308 SW, o último dos quais acaba de ser lançado no mercado. O PEUGEOT 408 completa a oferta da marca e posiciona-se no topo do segmento C.
Â
O PEUGEOT 408 faz eco dos valores e preocupações de uma população na vanguarda da modernidade: com um estilo de vida dinâmico e sempre conectadas, estas pessoas querem contribuir para a transição energética sem ter de sacrificar momentos de prazer. Estão à procura de inovação e apreciam a criatividade e audácia das novas combinações que se afastam das categorias já estabelecidas.
Â
Uma grande parte dos novos clientes do PEUGEOT 408 serão casais, a maioria deles ativos, com ou sem filhos, que utilizarão o seu automóvel para fins pessoais e profissionais. Uma infinidade de necessidades e desejos, por vezes complementares, guiá-los-á na sua escolha. Alguns desejam subir de gama dentro do segmento C e comprar um automóvel maior e mais espaçoso. Outros procuram uma silhueta mais original e inovadora do que um SUV compacto, que consideram demasiado comum ou demasiado orientado para a famÃlia. Finalmente, outros apreciam, simplesmente, a presença de um automóvel grande. Todos eles procuram uma experiência motorizada muito contemporânea, seja para uso diário ou para viagens longas, confortáveis e tranquilas com outras pessoas.
Â
2.     A SEDUÇÃO inédita de um fastback dinâmico e inovador: o design
Â
Combinada com a postura felina de todos os PEUGEOT, a linguagem formal do 408 está perfeitamente de acordo com o seu conceito inovador de um fastback topo de gama do segmento C. Caracteriza-se por um tratamento particularmente definido das superfÃcies, que é especialmente visÃvel na traseira: na extremidade do tejadilho e na base dos guarda-lamas, as faces são concebidas para jogar com a incidência de luz.
Â
O 408 apresenta uma arquitetura exterior especÃfica. Com base na plataforma multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), dispõe de uma longa distância entre eixos de 2,787 m, proporcionando um generoso espaço para o banco traseiro. O seu comprimento total é de 4,69 m e a sua largura é de 1,859 m com os espelhos rebatidos.
Â
As vias são largas, com 1,599 m à frente e 1,604 m atrás, pelo que assenta solidamente na estrada, com rodas de grande diâmetro (720 mm) e jantes de até 20 polegadas. Embora elevado, o PEUGEOT 408 conta com um perfil elegante e desportivo, graças a uma altura de apenas 1,48 m.
Â
Na frente, o capô longo posiciona-se entre os guarda-lamas elevados, uma caracterÃstica dos mais recentes modelos PEUGEOT. Esta escolha de estilo reforça o visual da secção dianteira e dinamiza o perfil, uma vez que a junta entre o capô e o guarda-lamas é invisÃvel. Este princÃpio de construção também simplifica a linha exterior do capô para permitir que os outros elementos da carroçaria se ajustem perfeitamente.
Â
A tecnologia Matrix LED utilizada para a iluminação tornou possÃvel a conceção de faróis ultrafinos, garantindo ao mesmo tempo um nÃvel de desempenho muito elevado. Estes faróis são a cara do novo 408: um visual resolutamente PEUGEOT. A assinatura de luz estende-se para baixo com duas tiras de LED em forma de presas que mergulham no para-choques.
Â
A grelha é um sinal ousado da identidade do 408. Concentra-se em torno do novo emblema da marca que esconde o radar necessário para muitos dos sistemas de assistência à condução. O acabamento da grelha na cor da carroçaria "esconde-a", combinando-a no volume total do para-choques, um sinal de mudança geracional e de eletrificação da gama PEUGEOT. As grandes zonas pretas caracterizam o tema gráfico da secção frontal e acentuam visualmente a sua largura e robustez. Estas envolvem e protegem as presas de luz unindo as proteções pretas que envolvem a carroçaria e melhoram a visibilidade da assinatura da luz pelo contraste conseguido.
Â
O perfil do novo PEUGEOT 408 caracteriza-se por uma divisão inteligente entre o preto e as secções pintadas, uma solução concebida para refinar a sua silhueta e acrescentar dinamismo. Também realça a generosidade do compartimento de passageiros, particularmente no design das janelas laterais, que realça o dinamismo fastback depois do ponto mais alto de acessibilidade da porta traseira.
Â
As proteções laterais da carroçaria e dos guarda-lamas estendem-se para um robusto para-choques traseiro preto que, ao "cortar" a cor da carroçaria em ângulo, acentua o efeito invertido da traseira para acrescentar dinamismo. Também ajuda a absorver visualmente a saliência traseira, que por sua vez proporciona um grande compartimento de bagagem.
Â
As jantes de 20 polegadas de estilo disruptivo, com uma forma geométrica definida em cÃrculo, são impressionantes quando o automóvel está parado e criam um efeito visual espetacular a baixas velocidades. O seu design invulgar está de acordo com a abordagem original do 408.
Â
A zona traseira do tejadilho é uma área particularmente sensÃvel a nÃvel aerodinâmico. O fluxo de ar é otimizado e guiado por duas "orelhas de gato" que criam um corredor aerodinâmico ideal em direção ao spoiler da porta da bagageira. Estas duas caracterÃsticas, que são tão angulares como eficientes, são elementos distintivos do estilo do PEUGEOT 408.
Â
O PEUGEOT 408 estará disponÃvel em seis cores:
Â
3.     Experiência de condução EMOCIONAL graças ao PEUGEOT i-Cockpit®
Â
O PEUGEOT i-Cockpit® é um dos pontos fortes dos interiores da PEUGEOT. Durante uma década tem sido melhorado e modernizado a cada nova geração. Com o PEUGEOT 408, estabelece novos padrões em termos de ergonomia, qualidade, praticidade e tecnologia com um novo sistema de infotainment, o PEUGEOT i-Connect®.
Â
O volante compacto é uma caracterÃstica do PEUGEOT i-Cockpit® e aumenta bastante o prazer de condução ao oferecer agilidade e precisão de movimento únicas. O volante do 408 é ergonómico e aquecido (opcional), e aloja os comandos para o sistema multimédia (rádio, telefone) e para alguns auxiliares de condução.
Â
Localizado ao nÃvel dos olhos, imediatamente acima do volante, o novo painel digital incorpora um ecrã de 10 polegadas. No acabamento GT, o painel está disponÃvel com tecnologia 3D. O painel de instrumentos digital pode ser totalmente personalizado e dispõe de vários modos de visualização (Navegação Conectada TomTom, Radio/Media, Ajudas à condução, Fluxo de energia, etc.) que podem ser alterados diretamente a partir do painel de controlo.
Â
A construção do novo painel de instrumentos do PEUGEOT 408 baseia-se numa arquitetura de "saÃdas de ar elevadas", que posiciona as saÃdas de ar da ventilação num local superior, mesmo à frente da cabeça dos passageiros de forma a melhorar o seu conforto térmico.
Â
Esta arquitetura permite que o ecrã tátil central de 10 polegadas - que está colocado ligeiramente abaixo relativamente ao painel digital localizado diretamente à frente do condutor - esteja mais próximo das mãos. O sistema dispõe de i-toggles totalmente configuráveis que estão dispostos abaixo do ecrã central como um livro aberto e proporcionam uma estética e um nÃvel de tecnologia únicos no segmento. Cada i-toggle é um atalho sensÃvel ao toque para configurações de climatização, contactos telefónicos, estações de rádio ou apps, personalizados de acordo com a preferência do utilizador.
Â
Um dos objetivos da Equipa de Design de Interiores da PEUGEOT na conceção do habitáculo do 408 foi o de equilibrar o espaço entre os dois ocupantes da primeira fila. O PEUGEOT i-Cockpit® é fiel ao princÃpio de um ecrã central "orientado para o condutor" e que otimiza a ergonomia da condução sem excluir o passageiro da leitura e utilização do mesmo.
Â
A consola central está deliberadamente exposta para o passageiro. Todos os controlos dinâmicos do automóvel são agrupados num arco do lado do condutor. O condutor pode escolher entre os vários modos oferecidos pela caixa automática EAT8 de 8 velocidades através de um único toque:
Â
Dois botões distintos completam as funções:
Â
Além disso, existe um seletor de modo de condução que permite ao condutor escolher entre diferentes modos (Electric, Eco, Hybrid, Normal e Sport), dependendo do motor.
Â
4.     Conectividade de EXCELÊNCIA: o sistema PEUGEOT i-Connect Advanced
Â
O PEUGEOT 408 oferece uma experiência conectada de elevado nÃvel. O seu novo sistema de infotainment é ergonómico e perfeitamente integrado com o uso diário, oferecendo a cada condutor o melhor do mundo dos smartphones e o melhor do mundo automóvel, de acordo com as suas capacidades e desejos. Cada condutor pode definir e manter a sua própria visualização, atmosfera e preferências de configuração. Até oito perfis diferentes podem ser armazenados no sistema.
Â
A função de projeção de imagem que liga o smartphone ao sistema de infotainment do automóvel é agora feita via wireless e é possÃvel ligar dois telefones via Bluetooth ao mesmo tempo. Quatro tomadas USB-C completam as opções de conectividade do PEUGEOT 408.
Â
O ecrã central de 10 polegadas de alta-definição é completa e facilmente personalizável, com múltiplas janelas e widgets ou atalhos que são muito fáceis de usar e reativos como num tablet. É fácil percorrer os diferentes menus da esquerda para a direita e para cima e para baixo para ver as notificações ou, através de um toque de três dedos para fazer aparecer o mural de aplicações.
Â
Tal como num smartphone, é fácil voltar à página inicial em qualquer altura, premindo o botão tátil "Home".
Â
Na parte superior do ecrã, uma faixa permanente exibe informações sobre a temperatura exterior, ar condicionado, posição em páginas widget, dados de conectividade, notificações e horas.
Â
O PEUGEOT i-Connect Advanced proporciona a derradeira experiência de um sistema de infotainment. Está equipado com um poderoso e eficiente sistema de navegação conectada TomTom. O mapa é apresentado em todo o ecrã de 10 polegadas para facilitar a sua leitura. O sistema é atualizado over the air, ou seja, diretamente através da transmissão dos dados via rede de telecomunicações.
Â
O comando de reconhecimento de voz em linguagem natural "OK PEUGEOT" melhora a segurança e é fácil de utilizar. Permite o acesso a todos os pedidos relacionados com funções do infotainment.
Â
Para ajudar os utilizadores e responder às suas perguntas, o sistema inclui documentação de bordo e tutoriais.
Â
5.     EXCELÊNCIA e Eficiência como prioridades: carroçaria e motores
Â
A eficiência esteve no centro dos esforços das equipas PEUGEOT ao longo da conceção e desenvolvimento do 408, a fim de reduzir o seu consumo e limitar as suas emissões de CO₂.
Â
Foi dada especial atenção à aerodinâmica do novo PEUGEOT 408 para melhorar o equilÃbrio energético. Para-choques, spoiler traseiro, difusores, pilares da carroçaria, espelhos retrovisores, painéis inferiores..., todos os componentes da carroçaria foram otimizados graças à estreita colaboração entre os designers da PEUGEOT e os engenheiros aerodinâmicos - uma colaboração que reflete o trabalho estabelecido pelas equipas de design e de engenharia da PEUGEOT ao criar o 9X8 Hypercar. Na mesma linha, o design das rodas permite uma melhor eficiência aerodinâmica e contribui significativamente para o desempenho global do automóvel.
Â
A rigidez da carroçaria é otimizada através da ligação dos elementos estruturais para melhorar o conforto em termos de vibrações. O prazer de condução faz parte do ADN do PEUGEOT 408, com um comportamento exemplar em estrada, um conforto de condução topo de gama, excelente prazer de condução e utilização perfeita na cidade, possÃvel devido a um diâmetro de viragem entre passeios de 11,18 m.
Â
Os pneus do PEUGEOT 408 variam entre as 17 e as 20 polegadas. Os pneus contam com classificação energética de Classe A, a fim de melhorar a eficiência através da redução da resistência ao rolamento, sem sacrificar as exigências da marca em termos de aderência referencial à estrada.
Â
Dois motores hÃbridos plug-in estão disponÃveis no PEUGEOT 408:
Â
Â
A bateria de iões de lÃtio em ambas as versões hÃbridas plug-in tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Estão disponÃveis dois tipos de carregadores de bordo: um carregador monofásico de 3,7 kW proposto de série e um carregador monofásico de 7,4 kW disponÃvel como opcional.
Â
Os tempos de carregamento estimados são os seguintes:
Â
Está também disponÃvel um motor de combustão interna a gasolina: o motor três cilindros 1,2 litros PureTech com 130 cv que cumpre as mais recentes normas de emissões Euro 6.4, estando acoplado à caixa automática EAT8 de 8 velocidades e a um sistema Start & Stop. Esta versão está atualmente em processo de homologação.
Â
Todos os motores do novo PEUGEOT 408 estão associados à transmissão automática de 8 velocidades, uma garantia de paz de espÃrito e eficiência.
Â
Não está disponÃvel nenhuma versão Diesel e está previsto o lançamento de uma motorização 100% elétrica.
Â
6.         EXCELÊNCIA tecnológica: auxiliares de condução
Â
A bordo do PEUGEOT 408, uma gama abrangente de sistemas de assistência à condução de última geração, alimentados por informações recolhidas por seis câmaras e nove radares tornam a condução, as manobras e as viagens mais seguras e suaves. Alguns destes sistemas derivam diretamente dos segmentos superiores:
Â
Â
O pack Drive Assist 2.0 é mais um passo em direção à condução semiautónoma e estará disponÃvel mais tarde. Este pack combina o Cruise Control Adaptativo com Stop and Go com o Assistente de manutenção na faixa de rodagem.
Â
Adiciona duas novas funções, disponÃveis em vias com duas faixas de rodagem:
Â
Estão disponÃveis outros equipamentos para facilitar a utilização no quotidiano do PEUGEOT 408:
Â
Â
Por fim, o novo PEUGEOT 408 está equipado com o sistema de assistência e-call:
Â
Â
7.         EMOÇÕES duradouras ao longo de viagens pacÃficas: bem-estar a bordo
Â
Concebido como um fastback topo de gama do segmento C, o PEUGEOT 408 oferece uma vasta gama de equipamento concebido para ajudar os ocupantes a desfrutar plenamente do prazer de viajar e da mobilidade.
Â
Os bancos dianteiros são particularmente confortáveis e receberam a etiqueta AGR (Aktion für Gesunder Rücken), uma associação alemã independente de especialistas em ergonomia e saúde das costas. Esta classificação distingue quer a ergonomia, quer a gama de ajustes dos bancos dianteiros.
Â
Os bancos podem também dispor de ajustes elétricos segundo dez vias com funções de memória para o condutor, ajustes elétricos segundo seis vias para o passageiro, função de massagem através de oito bolsas de ar e com cinco programas diferentes, bem como de função de aquecimento.
Â
O design dos bancos foi pensado para realçar a qualidade dos materiais utilizados: tecido tingido, malha técnica, Alcantara, couro estampado e couro de napa colorido. Nas versões GT, os bancos são adornados com uma assinatura de fio de cor Adamite, que também destaca o painel de instrumentos, os painéis das portas e as almofadas de espuma na consola.
Â
Entre os bancos da frente, o arco da consola central estende-se até uma área de carregamento sem fios de smartphones. O resto da consola é inteiramente dedicado ao armazenamento e à funcionalidade, com um apoio de braço, duas tomadas USB C (carga/dados), dois suportes para copos de grande diâmetro e até 33 litros de espaço de armazenamento diverso.Â
Â
O espaço traseiro é particularmente generoso, graças à longa distância entre eixos de 2,787 m, o que torna o 408 o PEUGEOT mais espaçoso para os passageiros traseiros, que beneficiam de 188 mm de espaço para os joelhos. Na zona dos pés há espaço para os passageiros traseiros esticarem as pernas sob a primeira fila de bancos, tendo sido concebido para maximizar a liberdade de movimentos a bordo, com um design e ângulo dos bancos pensados para proporcionar aos passageiros a oportunidade de aproveitar ao máximo o seu espaço para um conforto ótimo ao viajar.
Â
Duas tomadas de carregamento USB C colocadas na parte de trás da consola central proporcionam conectividade adicional a partir do nÃvel de equipamento Allure.
Â
O PEUGEOT 408 oferece de série um banco dividido em duas secções (60/40) equipado com uma passagem para esquis. No acabamento GT, as duas secções podem ser rapidamente rebatidas através de dois comandos facilmente acessÃveis a partir das laterais da zona de bagagem.
Â
A bagageira do 408 é particularmente espaçosa. Quando ambas as costas dos bancos estão rebatidas, a capacidade de carga aumenta de 536 para 1.611 litros (incluindo 36 litros de espaço de armazenamento debaixo do tapete da bagageira para a versão com motor de combustão interna). Com o encosto rebatido, pode ser transportado um objeto com comprimento de até 1,89 metros.
Â
Para a praticidade diária, a área da bagageira está equipada com uma tomada de 12V no lado direito, iluminação LED, rede de fixação, uma correia e ganchos.
Â
A chapeleira é solidária com a porta da bagageira. Permanece presa à porta sempre que esta é aberta, tornando mais fácil a colocação de objetos na bagageira.
Â
A tampa da bagageira dispõe de abertura motorizada a fim de facilitar o acesso com as mãos ocupadas. Abre-se automaticamente...
Â
Dentro do 408, a iluminação ambiente LED (8 cores à escolha) localizada atrás do ecrã central liberta uma luz suave e contribui para a atmosfera sofisticada do habitáculo. A mesma luz estende-se aos painéis das portas com espuma, revestidos por tecido, Alcantara® ou compostos por elementos de alumÃnio prensado genuÃno, dependendo do nÃvel de acabamento.
Â
O conforto térmico e acústico do PEUGEOT 408 é melhorado graças às tecnologias utilizadas na conceção e fabrico das suas janelas:
Â
O sistema de ar condicionado também contribui para o conforto térmico dos ocupantes. As saÃdas de ar fresco para o habitáculo estão localizadas em posição elevada à frente e os passageiros da segunda fila beneficiam de duas saÃdas de ar localizadas na parte de trás da consola central. Para assegurar uma atmosfera interior saudável, o PEUGEOT 408 está equipado com o sistema AQS (Air Quality System), que monitoriza constantemente a qualidade do ar que entra no compartimento dos passageiros.
Â
É capaz de ativar automaticamente a função de recirculação do ar. A partir do nÃvel GT, isto é complementado pelo Clear Cabin, um sistema de tratamento de ar que filtra os gases e partÃculas poluentes. A qualidade do ar é exibida no ecrã tátil central.
Â
Desenvolvido em parceria com a Focal, marca francesa especializada em áudio, o sistema FOCAL® Premium Hi-Fi no novo PEUGEOT 408 é o resultado de mais de três anos de cooperação. Complementado pelo processamento de som digital ARKAMYS, o sistema FOCAL® Premium Hi-Fi inclui 10 altifalantes com tecnologias exclusivas patenteadas:
Â
Estão ligados a um novo amplificador de 12 canais de 690 W (tecnologia de classe D).
Â
As equipas Peugeot e Focal trabalharam em conjunto para estabelecer os locais personalizados de cada altifalante, de modo a oferecer a todos os passageiros uma imersão sonora sensacional. A bordo, a cena sonora é estável e precisa, as vozes são claras e detalhadas e os graves são profundos e impactantes.
Â
8.     EXCELÊNCIA e prazer no dia a dia: os serviços Â
Â
Para ajudar os seus clientes na transição energética, a marca PEUGEOT oferece uma gama de serviços baseada em vários pilares:
Â
O PEUGEOT Easy-Charge proporciona fácil acesso a diferentes soluções de carregamento para veÃculos eletrificados:
Â
O PEUGEOT Easy-care foi concebido para tranquilizar os compradores no seu processo de descoberta e ajudá-los a desfrutar do seu automóvel com total tranquilidade:
Â
Por fim, através da aplicação para smartphone MyPeugeot® ou a partir do ecrã central, é possÃvel: