App MyMazda: Controlo de múltiplas funcionalidades ao longo de toda a gama de modelos Mazda

Muitos ainda se lembram dos tempos quando se tinha de regressar ao automóvel para confirmar se o mesmo havia ficado ou não trancado; outros das viagens em família onde não se tinha a certeza exata da rua ou avenida onde o mesmo havia ficado estacionado; ou até se ter de procurar no livro de revisões – uma quase“peça de coleção“ – os detalhes referentes à próxima revisão.

 

Hoje todas estas questões, entre muitas outras, encontram uma solução prática e conveniente na App MyMazda, acessível através dos nossos smartphones.

 

Aplicação disponível gratuitamente nas plataformas Apple AppStore e na Google Play Store, a App MyMazda foi originalmente lançada em 2020, disponibilizando um conjunto de Serviços Conectados disponíveis em toda a Europa, com um foco no Mazda MX-30 100% elétrico. No presente, a app integra diferentes funcionalidades para a totalidade da atual gama de propostas da Mazda.

 

Para os modelos Mazda2, Mazda2 Hybrid, Mazda MX-5, Mazda CX-3 e Mazda6[1] disponibiliza o historial da manutenção, pesquisa de Concessionários Mazda, plano de revisões anual, assistência em viagem e os respetivos manuais de instruções.

 

Para as gamas Mazda3, Mazda CX-30, Mazda CX-5 e, num futuro próximo, para o novo Mazda CX-60 equipado com a nova motorização diesel[2], disponibiliza-se um conjunto adicional de soluções, podendo o utilizador, através da aplicação, verificar se a viatura está trancada, onde se encontra estacionada, a sua autonomia e até a pressão dos pneus, sem esquecer a segurança da mesma, contando com um sistema de alarme que, caso acionado, envia um alerta ao proprietário.

 

No caso das propostas com um maior teor de eletrificação – o 100% elétrico Mazda MX-30 EV e o novo Mazda CX-60 PHEV – garante-se, também, uma vasta gama de funções inerentes à gestão das suas baterias, incluindo notificações ao condutor caso se tenha esquecido de ligar o cabo de carregamento, a capacidade de controlo do processo através de um temporizador e a monitorização da sua evolução e um indicador de autonomia. A App MyMazda fornece-lhes, também, informações em tempo real sobre a disponibilidade e localização de pontos de carregamento, permitindo-lhes visualizar informações importantes como tipos de ligações e horários de funcionamento, para além de, em segundos, enviar o destino diretamente para o sistema de navegação das viaturas.

 

Outras praticas funções incluem a possibilidade de controlar remotamente as configurações do ar condicionado, podendo-se definir a temperatura do habitáculo, ligar/desligar a ventilação do pára-brisas e ajustar o aquecimento do óculo traseiro, mesmo antes de se entrar nas viaturas. A capacidade de pré-aquecimento ou pré-arrefecimento da viatura enquanto está ligado ao carregador reduz o desgaste da bateria em andamento. Comandos remotos adicionais incluem o bloqueio das portas e um localizador de veículo, para tranquilidade do condutor quando se encontra longe da sua viatura.

 

[1] As atuais gerações do Mazda CX-3 e do Mazda6 não são comercializadas em Portugal.

[2] Detalhes relativos ao lançamento em Portugal do novo Mazda CX-60 e-Skyactiv D a anunciar oportunamente.